Artigo:

Quem não se lembra do joguinho fofo do marsupial que virava no melhor amigo dos gamers dos anos 90? Crash Bandicoot era a atração principal do Playstation na época, e com seu sucesso, vieram diversas sequências. Mas quem diria que em 2017, o personagem mais icônico da Naughty Dog (e da Sony) poderia estar de volta. Não só voltou, como também recebeu um tratamento caprichado da Vicarious Visions, com novos gráficos, som e jogabilidade moderna, preservando toda a essência dos jogos originais.

A trilogia n. sane do Crash Bandicoot foi lançada originalmente em 2017, mas só chegou ao Xbox One em meados de 2018. O pacote inclui o Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot: Warped. Todos foram remasterizados com gráficos 4K e animações atualizadas, mas mantendo os mesmos controles e jogabilidade dos jogos originais. Devo dizer que o resultado é incrível.

Como tive o prazer de jogar esses jogos originais, posso confirmar que o trabalho de remasterização foi feito com muito cuidado. A volumetria de Crash, sua movimentação, gestos e animações são extremamente fiéis àqueles que vimos no Playstation há mais de 20 anos. Para os fãs, cada fase traz uma carga emocional e nostálgica enorme, porque tudo é tão parecido com o que lembramos.

Mas a trilogia n. sane não fica apenas na nostalgia; as melhorias no jogo em relação a câmera, as animações e o audio tornam a experiência ainda mais suave e agradável na geração atual. E por ser uma compilação de três grandes jogos, é um pacote que tem muito conteúdo. Eu mesmo joguei algumas horas e ainda não concluí sequer o primeiro jogo.

A trilogia é desafiadora o suficiente para os jogadores mais experientes, mas também acessível para quem quer apenas relaxar e passar o tempo. A dificuldade fica mais evidente nos jogos posteriores, mas nada que se torne impossível. Vale a pena dar uma chance nem que seja apenas para saudosismo de um clássico dos videogames.

Conclusão

Jogar Crash Bandicoot na trilogia n. sane é uma experiência forte, tanto para quem jogou os originais quanto para quem nunca teve a chance de conhecer. É um pacote de três jogos cheios de desafios, diversão e, claro, muita nostalgia. Se você está procurando por jogos clássicos, ou por algo para se divertir em um domingo à tarde, sem dúvida, a trilogia n. sane é uma ótima opção.